info@mindmaths.org
European Union Erasmus+ KA203 Higher Education Project

Visão Geral

Visão Geral

O projeto Práticas de Aprendizagem Invertidas (Flipped Learning) para diminuir a Ansiedade pela Matemática (AM) com o Uso de Robôs (MindMaths) visa desenvolver competências de futuros professores do 1.º ciclo do ensino básico, na resolução de problemas de aprendizagem dos seus alunos relacionados com a AM através do desenho de um curso superior do e de uma videoteca. A decorrer de setembro de 2020 a agosto de 2022, o projeto é financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia, Ação 203 para o Ensino Superior.

MindMaths visa trabalhar competências no contexto da formação de professores do 1.º CEB, na área do ensino da Matemática em particular, em instituições de ensino superior, através do desenho e desenvolvimento de um currículo que atenda as necessidades de aprendizagem dos alunos e que seja relevante para os desafios contemporâneos da educação e desafios societais, integrando o online e os recursos abertos em abordagens multidisciplinares e aprendizagens mistas.

A elaboração do currículo modular multidisciplinar permitirá que os alunos, futuros professores, obtenham conhecimentos e habilidades profissionais de alta qualidade, pela exploração de práticas de aprendizagem combinadas (Blended Learning) de aprendizagem e da robótica educativa. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que tornem os processos de ensino / aprendizagem mais atrativos e significativos.

A educação é o elemento chave para que cada indivíduo cresça como pessoa. Um indivíduo com competências para desempenhar um papel significativo na vida profissional de hoje ganhará uma posição de credibilidade na sociedade. Este desiderato aplica-se aos alunos de licenciatura e mestrado, futuros professores. É necessário desenvolver competência para internalizar as abordagens inovadoras na educação.

Há um grande número de pesquisas revelando o significado desta questão. O relatório da Comissão Europeia (CE) (Repensando a Educação) afirma que investir no desenvolvimento de competências para obter melhores resultados socioeconómicos e apoiar os professores europeus no seu desenvolvimento profissional é uma das suas prioridades, considerando que os professores de alta qualidade têm uma influência importante para garantir que os seus alunos desenvolvam as suas aptidões e competências.

A investigação (RAND) indica que, de entre os fatores relacionados com a escola, os professores são os mais importantes. Quando se trata do desempenho do aluno em testes de leitura e matemática, estima-se que o papel do professor seja dois terços mais determinante do que o impacto de qualquer outro fator escolar. Por meio deste, investindo em futuros professores profissionais. Assim, investir no desenvolvimento profissional dos futuros professores torna-se mais significativo, no sentido de promover habilidades básicas para acompanhar as necessidades emergentes da nova era.

MindMaths foca-se nos desafios da Ansiedade Matemática, enquanto reação emocional negativa à disciplina que pode debilitar as aprendizagens. A Ansiedade Matemática foi definida como um sentimento de tensão e ansiedade que pode interferir com a manipulação dos números e com a resolução de problemas em situações académicas e em situações do nosso quotidiano (Ashcraft & Moore, 2009) e que pode afetar as competências de numeracia dos alunos do 1.º CEB, afastando-os das áreas STEM, quando poderiam ser perfeitamente capazes de ter bom desempenho nessas áreas (Devine, 2019).

As práticas de aprendizagens combinadas (Blended Learning) articuladas com a robótica educativa parecem promissoras, no sentido de fornecer um ambiente de aprendizagem agradável e interessante. MindMaths desenvolverá novas práticas educacionais, incluindo a robótica e aprendizagem mista em educação matemática na formação de professores do 1.º CEB, com base na pesquisa educacional e na criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *